17 de fevereiro de 2010

Pé Diabético

O Pé Diabético são alterações na pele, osteoarticulares e neurológicas que ocorrem no cliente diabético descompensado, aquele que não cuida corretamente dos níveis glicêmicos no sangue. As características do pé diabético incluem: perda de sensibilidade nos pés (Neuropatia periférica sensitiva), diminuição ou ausência de sudorese (transpiração) na região plantar dos pés (Neuropatia periférica autonôma), alterações motoras como atrofia dos músculos interósseos e surgimento de dedos em garra (Neuropatia periférica motora). Geralmente, ocorre a associação da neuropatia com angiopatia periférica, que corresponde a uma isquemia em membros inferiores, também decorrente da hiperglicemia.
Você Diabético...



  • Examine seus pés diariamente, se for dificil visualizar a região plantar, também conhecida como sola dos pés, utilize um espelho como auxiliar.

  • Se tiver acima do peso, realizar caminhadas diárias de 30 minutos ou três vezes por semana de 1 hora de duração.

  • Evitar comer alimentos gordurosos, fritura, carboidratos em excesso (como arroz com batata, por exemplo).

  • Controlar pressão arterial.

  • Evitar embutidos, refrigerantes e sucos em pó devido ao alto índice de sódio como conservante; diabetes com hipertensão arterial não dá.

  • Usar sapatos confortáveis, evitando chinelo que causam um ressecamento ainda maior nos pés e os predispõem a fissuras (rachaduras).


***Trabalho como podóloga há 5 anos, desde então dedico meu trabalho a prevenção dos pés diabéticos, realizo testes de sensibilidade. Decidi ser ENFERMEIRA após ter presenciado casos de feridas e amputação em pé diabético,em um aprimoramento de pés diabéticos que fiz no Hospital Brigadeiro. O que me fez perceber, o bem que poderia fazer, educando estes diabéticos em saúde para o autocuidado.


Obrigada!




Um comentário:

  1. Parabéns, pela iniciativa de informar. Infelizmente, a diabete é um mal silencioso: às vezes, é detectado muito tarde, quando não há muito a fazer.

    ResponderExcluir