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15 de março de 2010

Alimentação Ideal para Diabéticos


Coma alimentos variados, verduras, legumes, frutas, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, carnes magras, leite e derivados desnatados e cereais ricos em fibras.Uma boa alimentação é composta de carboidratos, proteínas e gorduras, de forma balanceada:

- Carboidratos – proporciona a maior parte da energia que necessitamos. A alimentação diária nos oferece os carboidratos na forma simples (açúcar refinado e mascavo, mel, cana-de-açucar, doces, refrigerantes) e o amido, presente nos pães, bolachas, cereais matinais, aveia, arroz, milho, macarrão, farinha de trigo, de mandioca e de milho, batata, mandioquinha e mandioca.

- Proteínas – estão presentes nas carnes de boi, aves, peixes e frutos do mar, nos ovos, queijos, leite, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja e fava.

Os carboidratos e as proteínas devem ser consumidos em quantidades adequadas para você, ou seja, as necessidades destes nutrientes são individuais.

- Gorduras – o consumo deve ser moderado para as gorduras saudáveis como óleos vegetais (soja, arroz, milho, girassol, gergelim e azeite) ou evitado (manteiga, banha, gordura de carne, creme de leite, maionese, coco, gordura vegetal hidrogenada e os alimentos que a contêm).
Para o diabéticos não há restrições de frutas, como muitos acreditam, no entanto deverá ter moderação! Não é por que eu posso comer abacate, que aproveito e como 3 unidades de uma vez!!!ISSO NÃO PODE!! Cuide da taxa de seu açucar no sangue...
Quantidade de alimentos, será avaliado pela nutricionista, se você deve recuperar ou perder peso e orientá-lo quanto a quantidade dos alimentos, sempre aliados aos exercícios físicos.No tipo 1, a insulina deverá ser ajustada à quantidade de alimentos que ingere. Comer a mesma quantidade de alimentos todos os dias torna mais fácil manter a correspondência entre insulina e os alimentos.No tipo 2, a maioria das pessoas tem obesidade, dificultando a produção e a utilização da insulina pelo organismo. Perder o excesso de peso, comendo menos e perdendo peso é fundamental no tratamento do diabetes tipo 2. A taxa de açúcar no sangue pode melhorar e até normalizar em algumas pessoas com perda igual ou maior que 10% de seu peso corporal.

A quantidade do alimento no prato é importante, uma nutricionista ministrou uma palestra no Congresso Multiprofissional de Diabetes da Anad e relatou: " havia prescrito para uma jovem diabética: iogurte no lanche da manhã! No dia do retorno, seria avaliado se a paciente havia seguido o cardápio, a consulta era as 10 horas da manhã, a jovem diabética chegou bebendo 1 litro de iogurte no canudo!". Incrível como as informações são confundidas, a idéia do iogurte no lanche da manhã, era uma opção de 200 ml e não 1 litro. Atenção profissionais de saúde especifiquem suas orientações, assim como este caso da nutricionista, poderá ocorrer com seu cliente que foi orientado ao autocuidado, consequentemente realizando assim incorretamente o autocuidado!


Até a próxima postagem!!!

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