23 de março de 2010

Hanseníase


Hanseníase é uma doença antiga, popularmente conhecida como lepra, mal de hansen, mla do lázaro. Causada pelo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. Sua transmissão é feita através de secreções de vias respiratórias (tosse, espirro) e contato com a lesão. Existem dois tipos a Paucibacilar e a Multibacilar. A paucibacilar é quando há até 5 lesões e multibacilar mais de 5 lesões. Estas lesóes caracterizam-se por serem discrômicas, manchas brancas ou avermelhadas, podem apresentar-se em placas, infiltrados, nódulos. A diferenciação desta lesão dermatológica com as demais, é que estas não tem sensibilidade.

Neste site fala de tudo sobre a Hanseniase, acesse: http://www.morhan.org.br/.

É uma doença reemergente, onde o Ministério da Saúde tem como objetivo controlá-la. Nós profissionais da sáude temos que ficar atentos e realizar diagnóstico diferencial das lesões, que podem ser confundidas com tinha do corpo, pitiriase versicolor etc.

As pessoas que contraíram a doença ainda podem referir dor no trajeto dos nervos. Os nervos que preferencialmente são atacados na hanseníase passam pelos cotovelos, punhos, atrás dos joelhos e tornozelos, e a inflamação deles pode ocasionar formigamento (parestesia, dormência) que provoca ausência de dor em casos de queimadura ou cortes nos braços, mãos, pernas e pés. Em alguns casos, podem também apresentar, fraqueza muscular nas mãos, pés e face (pálpebras) levando a queda de objetos, um andar arrastado ou ressecamento dos olhos por não conseguir fechar as pálpebras direito.Pode ainda aparecer pelo corpo placas, caroços vermelhos dolorosos, febre, dor nas articulações (juntas), edema (inchaço) em mãos e pés, dificuldade para respirar por excesso de secreção seca que adere a mucosa do nariz, causando a obstrução nasal.


***O portador de hanseníase sente-se, muitas vezes, excluido socialmente, devido a marginalização dos hansenianos desde os primórdios. Na própria Bíblia relata casos em que os leprosos eram julgados como pecadores. Temos que acabar com este preconceito, começando conosco!!!Diga não ao preconceito!!! Hanseníase tem cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário