10 de março de 2010

Teoria do Autocuidado - Orem

A Teoria de Enfermagem do Autocuidado, desenvolvida por Dorothea Elizabeth Orem, visa possibilitar aos indivíduos, família e comunidade tomarem iniciativas e assumirem responsabilidades bem como empenharem efetivamente no desenvolvimento de seu próprio caminho em direção à melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar. Assim sendo, está muito além daquilo que a pessoa pode fazer por si própria. Envolve o controle, a liberdade e responsabilidade da pessoa na melhoria de sua qualidade de vida.
A teoria de autocuidado de Orem tem aplicação prática de enfermagem. Tem sido aplicada por clínicas de enfermagem em uma série de circunstâncias. Ela tem sido usada como base dos currículos de escolas de enfermagem e do sistema de informações de enfermagem. Particularmente, no primeiro ano da graduação, apresentei no Congresso de Iniciação Cientifica da UNICEP (2006), um trabalho sobre: "Educação ao Autocuidado em Diabetes Mellitus: Fator Determinante para Prevenção de Complicações". Nele achei vários autores de artigos, livros, teses e disseratações, que afirmaram que o autocuidado é a base do tratamento em Diabetes. Apesar do enfoque em Diabetes em meu trabalho e pesquisa, é inevitável não perceber que, várias outras doenças necessitam do autocuidado.
Existe uma Escala para avaliar as capacidades de autocuidado (EACAC), muito importante para o trabalho do enfermeiro na atualidade. Acesse o link: http://www.eewb.br/pesquisa/autocuidado/. E saiba mais!!!
Muito obrigada!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário