20 de setembro de 2010

Jejunostomia

A jejunostomia é uma operação que consiste em criar uma boca no jejuno para alimentar o paciente com retração do estômago. Através da jejunostomia, se pratica uma abertura artificial, através da parede abdominal, no jejuno.
Para ENFERMAGEM o que é bom saber?
Indicações

Via de acesso a nutrição enteral, nas situações de impedimento da utilização das porções altas do tubo digestivo, como nos processos estenosantes do esôfago e do estômago, interrupção alimentar temporária do esôfago após operações extensas sobre os mesmos, descompressão luminal, após a correção cirúrgica de traumatismos que envolvem o confluente biliopancreático-duodenal, recuperação de fístulas de portadores de deiscências em anastomoses gastrintestinais. Tumores gástricos inextirpáveis, carcinoma de esôfago, proteção de suturas gastrintestinais, pancreatite aguda necro-hemorrágica.
A opção pela gastrostomia ou pela jejunostomia para a nutrição enteral depende da doença e do planejamento operatório. Em pacientes com estenose inflamatória ou neoplásica do esôfago pode-se optar pela jejunostomia em função da possibilidade de utilização do estômago como substituto esofagiano.
Complicações

Decorrem mais freqüentemente da retirada inadvertida da sonda. Manobras intempestivas para a sua reintrodução podem levar à perfuração da alça intestinal. Estas complicações podem ser evitadas fixando-se adequadamente a sonda à pele. A suboclusão e oclusão resultam do uso incorreto da sonda ou do seu excessivo sepultamento.
Outras complicações:
 Deiscência; fístula; estenose e hemorragia;

 Diarréia;

 Dumping (síndrome do esvaziamento gástrico rápido);

 Dor abdominal.
O suporte nutricional adequado pela jejunostomia demanda uma estrutura para o manuseio das dietas, uma vez que esta via de alimentação apresenta particularidades em função da exclusão dos mecanismos da digestão existentes na via orogástrica e duodenal. Os alimentos deverão ser a base de soja e deve-se ficar atento às perdas de ácidos e bases.

Deve-se observar sempre a região periostomal, como presença de sinais flogisticos entre outras anormalidades.

Obrigada!







14 comentários:

  1. Gostaria de saber o que e retração de estomago?
    e por que a pessoa perde peso com a jejuno?
    pode dar outro ti´po de alimento atraves da sonda,não sendo com leite e claro,como gelatina e outros.......

    ResponderExcluir
  2. cuido de uma criança com jejunostomia no hospital ele tenhe muito refluxo uma espuma verde em quantidade por que acontece isso;

    ResponderExcluir
  3. Olá! Pessoal, desculpa a demora pelas respostas, minha esta um pouco corrida...mas em breve continuarei!! Primeiro: Ana Dark, retração de estomago é o encurtamento deste órgão ou do tecido através de uma cirurgia ou patologia (a grosso modo, direi assim!).Na jejuno pode ocorrer perda de peso se na dieta não houver todas vitaminas, carboidratos e proteinas necessarios para manuntenção deste peso. No entanto, muitas pessoas relatam a perda do prazer em se alimentar, consequentemente o emocional abala o que não colabora para bem estar geral do paciente. MAS, seria interessante investigar detalhadamente esta perda de peso, considerando a novidade para o paciente com estoma e as dificuldades psicossocias envolvidas.Em relação a alimentação: a unicamp tem muitas pesuisas sobre e tem um manual que fala que na jejuno e gastro a comida poderá ser feita normalmente (a dieta caseira) desde que liquidificada e coada, porém existe a dieta industrializada que contém tudo o que o paciente necessita naquela refeição. Ana espero ter sanado suas dúvidas

    ResponderExcluir
  4. ola,
    Me chamo Félix e preciso de uma ajuda por gentileza:
    minha mãe teve avc e teve a introduçao da alimentação atraves da entero nasal, ficou um periodo de 45 dias com a mesma, sem reaçoes adversas, porém o médico optou por uma jejuno pois não sabia o tempo determinado que seria necessário uma via alternativa para inserção da dieta, e ao fazer a jejunostomia houve uma grande regressão no quadro geral, pois causou nauseas e vomitos após alguns dias, tipo tolerava seis dias e tinha nauseas e vomitos, ficava somente no soro e depois reintroduziam a dieta via jejuno, mas recorria o problema, e ela não consegue se manter fisicamente, tendo ainda como consequencias infecçoes e pneumonias devido a fraqueza e frequencia no hospital, pois toda vez que vomitava, saia um liquido amarelado esverdiado que acredito ser bilis.
    teria alguma explicação plausivel ou algum caso semelhante.
    agradeço muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Félix, meu pai está passando pela mesma situação (vômito) o que resolveu o problema da sua mãe?
      gabriel.geografia@yahoo.com.br

      Excluir
  5. boa noite gostaria de saber porque meu pai tem sonda gastro pelo estomago e gostaria de saber porque esta saindo uma gosma branca pelo buraco da sonda.
    obrigado

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!Meu pai esta com uma sonda gastrica devido a um carcinoma no esofago,as vezes sai um liquido verde escuro parecendo um oleo pelo buraco da sonda,nao pela sonda, e ele sente muita dor estomacal ou quando faço curativo e acabo mexendo na sonda, é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Nadia
      possivelmente seja residuo gasteico ou suco gastrico que tem o pH acido e pode ocasionar "queimadura" na pele .

      Excluir
  7. como é feito o diagnostico qual é a assistência de enfermagem e como é realizado esse procedimento.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia
    qual o nome que se dá ao residuo que sai do osteo da JJT quando extravasa , e qual seu Ph.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Qual é a dieta que se deve usar para quem tem jejunostomia?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite
    Meu pai 77 anos tem adenocarcinoma com metastase considerado terminal há 2 meses fez laparoscopia exploradora e voltou desenganado, fazia uso de jejunotomia mas ela obstruiu e ao retornar ao hospital p desobstrução foi sofrido uma negrigencia e fora trocado de paciente leito e quarto e só viram depois do 3 dia de internação aonde ele já havia sido medicado como outro paciente entrou p ficar 2 dias p não pegar infecacao e saiu com 8!dias com infecção por falta de assepsia e agora estamos mantendo-o com a jejuno aberta pois quando fecha ele fica distendido e começa vomitar pela boca o liquido ferido que sai pela jejuno acho que aonde era a jejuno virou uma bolsa de colostomia onque devo fazer porque o hospital não quer mais por a mão nós sugeriram ceda-lo por não ter mais o que fazer mais ele está lúcido e quer viver não quer morrer .

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber quais são as características da jejunostomia ? Por favor ?

    ResponderExcluir