24 de setembro de 2010

Nova Moda entre os Adolescentes é Prejudicial a Saúde!!

Pingar vodca nos olhos é a nova moda entre os adolescentes, advinda dos Estados Unidos e Inglaterra. Mas o que eles menos esperam é que prejudica a membrana ocular.
Descobri isso através do site do Ministério da Saúde, e o motivo para isto é que através da mucosa, acreditam que chegarão à embriaguez mais rápido.
E mais:
A especialista explica que a substância pode causar a deterioração e descamação da córnea, facilitando infecções. “Com a cicatrização, ocorre a formação de uma membrana branca que vai impedir que a visão ocorra.Então, pode acarretar perda parcial ou total da visão."
Já existem relatos de pessoas no Brasil que tiveram sérios danos na visão por pingar vodca nos olhos. A Drª. Roberli Bicharra orienta, caso esse tipo de situação ocorra, que a pessoa lave imediatamente o local com água filtrada em abundância e jamais esfregue o olho, pois pode desencadear o aumento da descamação na área da córnea.
Já a psicóloga Suely Guimarães afirma que comportamentos de risco, como o de pingar vodca no olho, são relativamente comuns na adolescência. Ela destaca que os pais devem ficar em alerta para orientar corretamente seus filhos. "É muito importante que os pais estejam atentos a tudo que acontece no dia a dia dos filhos. Eles precisam ter condições de oferecer suporte e orientação para ajudar o jovem a atravessar o momento da adolescência", orienta a psicóloga.


O pior que parece que esta moda surgiu de vídeos na internet. Pais prestem atenção nas atitudes de seus adolescentes. Principalmente, utilizem a ferramenta do diálogo!! Prevenir é melhor que remediar, já dizia o ditado...

Obrigada...

Um comentário:

  1. Parabéns por esta postagem! Gostaria de te convidar a mantermos contato afim de compartilhar os novas experiências em nossa area de enfermagem. Gostei muito de tê-la em meu blog:GRUPO CIENTIFICO DE ENFERMAGEM.Fico feliz em saber que temos os mesmos objetivos que é o conhecimento cientifico. Vamos nos unir afim de termos uma profissão cada vez mais digna.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir