17 de setembro de 2010

Tela Quente em Saúde Mental: O Solista

Em “O Solista”, um drama altamente emocionante sobre o poder de redenção da música, o jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.) descobre Nathaniel Anthony Ayers (Jamie Foxx), um ex prodígio da música clássica., tocando seu violino na rua de Los Angeles. Enquanto Lopez esforça-se a ajudar o morador de rua a encontrar o seu caminho de volta, uma amizade única se forma, e transformando a vida de ambos.
Interessante percebermos o vínculo que tem o portador de algum distúrbio mental com a música, assim podemos ligar a terapia com música a estes clientes. Não quero insinuar que todos músicos tem problemas mentais, mas é importante salientar os envolvimento do doente mental com a música e como nós podemos estimulá-los através da música.
No filme, Nathaniel sofre de esquizofrenia e larga sua promissora carreira de músico para viver nas ruas, interessante que tem momentos nos filmes em que ele se nega a receber o tratamento, negando assim a doença. Infelizmente faz parte da realidade.
Vale a pena ressaltar como o doente mental necessita de amigos, que entenda da doença e saiba lidar com ela. Daí vem a importância da Terapia Familiar que existe em Centro de Apoio Psicossocial (CAPS).
Lembro que em meus estágios em Sáude Mental, realizávamos Oficinas, uma vez realizamos a de desenhar, e nos deparamos desde com desenhos retos (detalhe: sem régua) e com significados, como também com espirais coloridas. Interessante, mas também algo a explorar. Percebi que trabalhar com música e dança, faziam os mais carrancudos sorrirem e se soltarem...

Se tiver interessado em saber mais sobre Oficinas Terapeuticas em Saúde Mental, procure este livro:
Enfermagem em Saúde Mental - Ruth Mylius Rocha; Editora Senac; 100 - 102 p.


Obrigada e confiram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário