25 de março de 2011

Empreendedorismo em Enfermagem

Olá!!Acessando um blog que sigo (http://doutorenfermeiro.blogspot.com/), no qual pertende à Portugal, descobri uma campanha neste respectivo país sobre uma opção de nós não ficarmos a mercê do mercado de trabalho, que convenhamos muito escasso!!
Na verdade, devido a superlotação de diplomados em enfermagem mais a associação da escassez de empregos, uma escapatória seria o Empreendedorismo.
Empreendedorismo, segundo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas), é "Ainda relacionado a práticas pró-ativas e inovadoras, gradativamente se abandona uma visão reducionista do empreendedorismo associado exclusivamente ao exercício de uma atividade econômica e se passa a lhe associar a qualquer atividade humana; como, aliás, pode-se observar em todas as áreas do saber, que paulatinamente fazem do ser humano sua razão e seu fim.Em situações de crise, a presença do empreendedorismo ganha contornos ainda mais fortes, já que a adversidade lhe é um ambiente ainda mais propício de aparição. O cenário global atual aponta, portanto, não só para alternativas econômicas inovadoras, mas, principalmente, para estratégias de promoção do desenvolvimento que estimulem e, de certa forma, dependam do empreendedorismo. Assim o é o desenvolvimento territorial, que, ademais, realiza uma abordagem que parte do local para o global e reforça o planejamento produtivo pela própria comunidade, com aproveitamento das vocações e potenciais locais."

Noticia esta que me deixa muito alegre, pois quem me acompanha aqui desde o meu começo, sabe que sou enfermeira (e podologa também) domiciliar, e tenho obtido resultados saitsfatórios com meus cuidados em casa; tento sempre executar a educação em saúde do cliente e da familia, fazendo assim que "nossa" Teoria de Orem seja bem executada!!
Colegas de Profissão não se deixe abater pela falta de empregos, reinvente nossa profissão, use a criatividade!!!

Acessem este site: http://www.gestionesaude.com.br/, pois fala de gerenciamento de doenças crônicas, isso sim é inovador!!! Se vocês tiverem outros exemplos de empresas ou profissionais que inovaram nossa profissão deixem um comentário!!!

Obrigada!

Um comentário:

  1. Ola sou enfermeira faz 8 anos mas gostaria muito de ser autônoma, mas so descobri isso depois de estar formada, que diferente do farmacêutico, dentista, nutricionista, fisioterapeuta, nós sempre dependeremos de um hospital ou prefeitura.
    Estou pensando em fazer o curso de podologia vc poderia me dizer se compensa? Pois dai agregaria curativos, retiradas de pontos, sondas, colostomia, P.A. e HGT em casa entre outras coisas.

    ResponderExcluir