26 de julho de 2010

Analfabeto Funcional não entende as Orientações Médicas!!!

Gente, olha que informação importantissima!!! Atenção pois a educação brasileira está indo de mal a pior, pessoas que sabem ler mas não conseguem interpretar as palavras!!! Segue a reportagem que recebi do site Saúde Business Web:

Pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas aponta que um a cada quatro pacientes não compreende recomendações para o tratamento.
O Hospital das Clínicas de São Paulo realizou pesquisa com 312 adultos alfabetizados de diferentes idades e escolaridades para avaliar o entendimento das pessoas em relação às orientações médicas. O teste, aplicado por neurologistas da instituição, constatou que de cada quatro pessoas, uma é analfabeta funcional. Ou seja, não consegue interpretar as recomendações para um tratamento médico por exemplo.
O levantamento foi feito por meio de perguntas simples e corriqueiras. Um delas foi:

O remédio deve ser tomado uma hora antes do almoço.
O almoço é às 12h.
A que hora você deve tomar o remédio?


Nesse caso, de cada quatro respondentes, uma não soube identificar a resposta correta. 23,5% dos participantes não entendem o que leem. Entre as menos escolarizadas - até sete anos de estudos -, o índice salta para quase 60%.
O médico Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, criou táticas para enfrentar o problema. Em vez de escrever "tomar um comprimido de manhã e outro à noite", anota "2 por dia". Segundo ele, as pessoas entendem mais facilmente os números.
O analfabetismo funcional afeta inclusive pessoas que chegaram ao ensino médio -14% dos que têm escolaridade de 8 a 11 anos.

Esta informação não é só importante para profissionais da saúde, mas para todos! Super alarmante, o que está acontecendo com educação de nosso Brasil??Atenção ao educar, ao orientar...
Obrigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário