Fish

28 de julho de 2010

Gastrostomia e Cuidados

Gastrostomia é uma abertura feita cirurgicamente no estômago para o meio externo, com finalidade de facilitar a alimentação enteral para o cliente e administração de liquidos, quando a mesma está impossibilitada por via oral. Indicado quando esta via alternativa necessita ser mantida por mais de um mês.
A Enfermagem depara-se com este desafio e no cuidar ao individuo portador de gastrostomia, seja em ambiente hospitalar seja em domicilio. Falando em cuidados domiciliares que é o que eu trabalho aqui na minha cidade, percebo a importancia da equipe de enfermagem saber a finalidade da gastrostomia, mas também analisar os pontos fundamentais da assistência domiciliar que é a familia, o cliente e o cuidador (seja ele da enfermagem ou da familia).
Segundo Tamussino (2008) são descritas duas maneiras para realizar-se a nutrição do paciente: uma delas é o de alimento diluído onde o cliente receberá rapidamente uma grande quantidade de alimento, com a duração de aproximadamente de trinta minutos. A outra, será através de gravidade contínua, onde o cliente receberá quantidades menores que serão administradas por meio de um fluxo constante, em média de oito a vinte e quatro horas.
No entanto, fique atento à possíveis complicações:

  • Peritonite (inflamação do peritônio);

  • Hemorragia;

  • Aspiração;

  • Infecção da Ostomia;

  • Fístula Gastrocólica.

Cuidados com Sonda da Gastrostomia, que servem também para Jejunostomia (que será postado em breve):
A sonda é presa à parede do abdômen, mas é útil fixá-la com fita adesiva hipoalergênica ou esparadrapo para evitar trações e deslocamentos acidentais. Seguir as orientações do enfermeiro quanto ao curativo. Em caso de deslocamento, vazamento ao redor da sonda, dor no momento da administração da dieta, interromper a infusão e procurar o seu médico ou equipe que o acompanha.

Os cuidados para evitar a obstrução são os mesmos que para a sonda nasoenteral:  Por ser muito fina, a sonda pode entupir-se facilmente, impossibilitando a administração da dieta enteral. Para evitar este problema:
- injetar, com uma seringa, 40 ml de água filtrada, fervida e fria na sonda, antes e após a administração da dieta ou de medicamento;
- observar os cuidados com a administração de medicamentos: Se o médico prescreveu medicamentos a serem administrados pela sonda, proceder da seguinte maneira:
• medicamentos líquidos: aspirar o volume prescrito com a seringa e injetar pela sonda;
• comprimidos e drágeas: amassar e dissolver em água, misturando bem; aspirar com a seringa e injetar pela sonda.
Administrar os medicamentos um a um. Injetar água após cada medicação, para evitar que se misturem na sonda, podendo entupir a mesma. Existem medicamentos que não devem ser administrados pela sonda; verificar com médico responsável pela prescrição.
- em caso de obstrução, injetar lentamente 20 ml de água filtrada, fervida e morna ou refrigerante tipo cola. Atenção: a sonda pode se romper caso a pressão para injetar a água for muito forte .

Obrigada e não esqueçam de comentarrr!!!

49 comentários:

  1. gostaria de saber qual o periodo para trocar a sonda, isto é, tem uma data de validade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai muito s criterio medico,no paciente que eu cuido a cada 3meses.

      Excluir
  2. nossa!!!!!!!!!!!
    informaçoes valiosas.....
    sou tecnica e nunca cuidei de um paciente com
    gastrostomia.muito obrigado
    confesso que estava um pouco insegura

    ResponderExcluir
  3. Minha avó, com 94 anos está acamada há 1 ano, é gastrostomizada e atualmente usamos sonda de foley n 22 ou 24 para manutenção da alimentação. O médico pediu um "look peg n24", mas não acho para comprar. Como procuro? Se puderem me ajudar, agradeço. Meu e-mail regurgel@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. MEU FILHO FEZ GASTROSTOMIA.
    NOSSA PRA MIM É IMPORTATÍSSIMO SABER INFORMAÇÓES COM DETALHES... SOBRE OS CUIDADOS,O TEMPO DE TROCA E PRINCIPALMENTE SOBRE:
    Infecção da Ostomia; Fístula Gastrocólica;
    DESLOCAMENTO ...ENFIM TUDO QUE DIGA RESPEITO A ISTO.
    POR FAVOR SOU UMA MÃE QUE PRECISA SABER....
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Já se passaram quase três(3)anos desde que meu filho querido Gideão MPS 2, Fez Gastrostomia, inclusive tenho no meu BLOG um tema sobre este assunto.... Hoje, Eu louvo a Deus por tudo que pude aprender atravéz de redes de pesquisas, Pois foi assim que dominei essa área, pois até 2010 que foi quando ele fez a Gastro, Eu não sabia de nada, meu Deus... rsrs . Visitem meu Blog .
      Grande Abraço

      http://tudoqueseprecisasabersobremps.blogspot.com.br/2010/11/gastrostomia.html#links

      Excluir
  5. Maravilhoso!!!!!!
    Sou recém formada, estou fazendo um treinamento em UTI,e estou tendo que estudar muito,cada dia pra mim é uma novidade.
    parabéns,e obrigada
    Enf.Tatiana

    ResponderExcluir
  6. AMEI TODAS AS DICAS , SÃO VALIOSISIMAS , TENHO UM PLANTÃO PARA FAZER COM UM PACIENTE GASTROSTOMIZADO E NÃO SABIA QUASE NADA , OBRIGADA...

    ResponderExcluir
  7. Eliane Técnica de Enfermagem
    Muito obrigado pela ajuda bjsss

    ResponderExcluir
  8. Olá louvor e adoração, a troca da sonda de gastrostomia fica a critério médico, porém o enfermeiro deverá avalia-la sempre, principalmente sinais flogisticos e infecciosos...

    ResponderExcluir
  9. Renata te enviei um e-mail com a resposta. Obrigada por utilizar este blog para a procura de informações, trarei mais!!!
    Agora MPS Sangi, postarei mais sobre o assunto, qualquer coisa me envia um e-mail dos assuntos que quer! Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá, preciso de ajuda, não consigo encontrar os cuidados de enfermagem para: enterocolite, erisipela, póplipo intestinal e varizes esofagicas.
    E preciso saber oque é, sinais e sintomas, tratamento e cuidados de enfermagem de glaucoma.
    Se vc puder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Os cuidados estavam até bom,
    mas quando chegou na "cola", fudeu tudo!
    Refrigerante e ainda porcaria.
    Vamos ver qual enfermeiro ou médico que vai prescrever isso?

    ResponderExcluir
  12. Adorei, tô fazendo um trabalho sobre gastrostomia e me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tenho um parente com uma sonda colocada no estômago por onde está ele sendo alimentado. Gostaria de saber se é necessário a troca dessa sonda, e qual é o tempo estimado. Fico no aguardo de respostas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Muito uteis, suas explicações, meu tio de 67 anos, vai fazer gastrostomia, e eu precisava saber como cuidar. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. amei as dicas dos cuidados com gtt sou tec em enfe: de home- care e antendo vários paciente que fazem uso desse procedimento.

    ResponderExcluir
  16. Maira..
    òla td bem? meu avó tem 76 anos é diabético hipertenso e portador de cancêr no estomago! já faz 1 ano, há 2 meses ele paro de alimentar e o médico responsavél optou por uma gastrostomia, eu sou formada no curso técnico de enfermagem e faço estagio voluntario.. Vou acompanhar meu avó em casa, gostaria que vc esclaresse algumas coisa em respeito os cuidados que vou ter com ele..
    Muito Obrigada! email >. maira-santos21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Veronica Golzio.
    Ola. meu pai tem 89 anos e fez a gastrotomia, gostaria de saber se nos primeiros dias fica sangrando se e normal,pois sou técnica de enfermagem mais nunca cuidei de pacientes com sonda.Gostaria que enviasse dicas no cuidado desse procedimento.Obrigada .email vrgólzio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de sabe quando o bottom se solta da pele qual condulta a toma.obg.clemilda

    ResponderExcluir
  19. A troca da sonda de gastrostomia vai variar muito dos cuidados de quem está cuidando do acamado trabalho somente com este tipo de procedimento, esta sonda é feita para durar de 6 a 8 meses, se for bem limpa após ser ministrada qualquer tipo de alimento ao paciente, outra coisa quando o botton se soltar temos primeiro que avaliar se o canal entupiu, se houver um entupimento do canal terá que ser realizada uma nova gastrostomia, e não uma troca de sonda, na realidade o sangramento é normal nos primeiros dias sim, existem pacientes, que tem as extremidades da pele bem grossas, e por isso, no momento da perfuração sangram demais, e continuam sangrando por alguns dias, alguns por terem problemas de diabetes, em menos facilidade, ou nenhuma de sarar a ferida, por isso, o local fica sangrando, mas é normal sim, outra coisa é sempre muito bom ter em casa seriga de 60ml para sempre jorrar aguá dentro da sondinha para nunca ficar com restos de comida, e entopir.

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada por disponiblizar tais informaçoes, sou tecnica de enfermagem e tenho pouco conhecimento sobre este assunto...mas vc me ajudou muitissimo. Muito obrigada e parabens por doar conhecimento!!!
    Abração
    Mimi

    ResponderExcluir
  21. ESTOU AGRADECENDO PELAS INFORMAÇÕES E GOSTARIA DE PARTICIPAR DO SEU BLOGS.
    Bom dia !
    Deus abençõe, fq na paz abçs. Gilselia Ferraz

    ResponderExcluir
  22. Trabalho na enfermagem discordo em uma coisa , usar coca cola em caso de entupimento da sonda , isso nao é recomendavel

    ResponderExcluir
  23. Adorei o Seu Resumo!! É de muita importância, me ajudou bastante!!! Parabéns1

    ResponderExcluir
  24. Adorei essa "aula", minha avó colocou esse tipo de sonda, e mesmo com as instrucões do médico não sabiamos como agir diante o fato. Então entrei no google e vi esse documentário, nos ajudou muito!!! Parabéns *-*

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigada, informações valiozissimas!!! trabalho na area e sempre preciso tirar uma duvida ou relembrar! obrigada!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Meu filho usa a sonda de silicone, mas esses ultimos meses ta dificil de encontrar, era sempre o hospital que fornecia, porem agora tenho que comprar e não consigo , alguem poderia me ajudar? obrigado.

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito das informacoes dadas muito obrigada

    ResponderExcluir
  28. Muito Bacana, amei ler a respeito deste assunto muito discutido entre familiares que têm pacientes acamados que necessitam de atendimento domiciliar. Principalmente quando ocorre o AVC Isquemico ou Hemorragico e o paciente necessite de um dieta infundida via enteral. Parabéns pelas postagens!

    ResponderExcluir
  29. Olá,sou Aux.Emf.estou iniciando em home care pediátrica as vezes sinto dificuldades nas termilogias atuais em:sist.gástrico e resporatório,podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  30. OLÁ! TRABALHO EM HOME CARRE E IREI CUIDAR DE UM PACIENTE COM GTT, VC ME MANDA POR FAVOR OS CUIDADOS QUE TEREI DE TER COM ELE? POIS NUNCA FIZ ISTO. OBG!
    nuliaccb@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. amada espero mesmo que me responda rsrs, meu pai fez gastrostomia e de vez em qndo ela entra quase que toda pra dentro do abdomem, me dando a impressão que a força que a puxa pra dentro é tanta qnto a minha que a puxa pra fora...o que devo fazer qndo isso acontece? na minha cidade o auxilio a pessoas assim é péssimo...estou preocupada e aguardando sua resposta ok...crisbeoni@globo.com

    ResponderExcluir
  32. OLÁ! TRABALHO EM HOME CARRE E IREI CUIDAR DE UM PACIENTE COM GTT, VC ME MANDA POR FAVOR OS CUIDADOS QUE TEREI DE TER COM ELE? POIS NUNCA FIZ ISTO. OBG! ENMEIRA10@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  33. estou estudando enfermagem e me ajudou muito
    obrigado

    ResponderExcluir
  34. Sou cuidadora, e a pessoa de quem cuido esta internada e parece que ela não poderá mais se alimentar normalmente e os médicos sugerem fazer gastrostomia-sonda gástrica externa.E recorrendo ao Google, me deparei com esta explicação que para mim foi de grande valia.Deixo meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito da explicação! Por mais que estudamos sempre temos dúvidas e eu estava com uma dúvida nos cuidados e administração da alimentação e lavagem da sonda. Deixei até de fazer um plantão por causa da dúvida, mas agora foi resolvido.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Donato:sou cuidador de idosos gostaria de saber os maires cuidado,com paciente com sonda gtt

    ResponderExcluir
  37. minha mãe foi esta com sonda gástrica desde quando veio pra casa notei que fica saindo uma secreção ao redor da sonda , a mulher que toma conta dela falou que é normal , sair essa secreção , queria saber detalhes fiquei preocupado meu e-mail é lpereirarocha@hotmail.com obs ja tem dois meses

    ResponderExcluir
  38. OLA FOI MUITO VALIOSO SUA INFORMAÇÃO,MAS GOSTARIA DE SABER SE O FRASCO SENDO LIMPO ESTE PODE SER REUTILIZADO POR QUANTO TEMPO? MEU EMAIL VOLNIM@HOTMAIL.COM

    TECNICO EM ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  39. Obrigado pela informação muito grato

    ResponderExcluir
  40. muito agradecida pelas informaçoes.

    ResponderExcluir
  41. Oi, bom dia!
    a minha avó tem cancêr no estomago, ela colocou uma sonda gastrica fez Gastrostomia e a sonda entrou para dentro do estomago
    como devo proceder? puxar um pouco para fora ou ir diretamento para o medico?

    ResponderExcluir
  42. qual anestia qe ele toma para colocar a sonda?

    ResponderExcluir
  43. Estou acabando o curso de cuidadora de idosos. Aprendi no curso como adm. a dieta e os cuidados. Mas, nada melhor do q se aperfeiçoar ainda mais. Adorei as orientações.
    Fátima - RJ.

    ResponderExcluir
  44. Adorei as dicas, meu pai se alimenta pela GTT, não sabia que a água tinha que ser dada assim que acabasse de injetar a comida, eu dava alguns minutos após, com medo de estar injetando muita coisa, comecei essa semana a dar água logo que acabo de injetar qq coisa. Se possível gostaria que me mandassem explicações para o meu e-mail (ecoelhoalmeida@gmail.com). Obrigada. Emília Almeida

    ResponderExcluir