28 de julho de 2010

Gastrostomia e Cuidados

Gastrostomia é uma abertura feita cirurgicamente no estômago para o meio externo, com finalidade de facilitar a alimentação enteral para o cliente e administração de liquidos, quando a mesma está impossibilitada por via oral. Indicado quando esta via alternativa necessita ser mantida por mais de um mês.
A Enfermagem depara-se com este desafio e no cuidar ao individuo portador de gastrostomia, seja em ambiente hospitalar seja em domicilio. Falando em cuidados domiciliares que é o que eu trabalho aqui na minha cidade, percebo a importancia da equipe de enfermagem saber a finalidade da gastrostomia, mas também analisar os pontos fundamentais da assistência domiciliar que é a familia, o cliente e o cuidador (seja ele da enfermagem ou da familia).
Segundo Tamussino (2008) são descritas duas maneiras para realizar-se a nutrição do paciente: uma delas é o de alimento diluído onde o cliente receberá rapidamente uma grande quantidade de alimento, com a duração de aproximadamente de trinta minutos. A outra, será através de gravidade contínua, onde o cliente receberá quantidades menores que serão administradas por meio de um fluxo constante, em média de oito a vinte e quatro horas.
No entanto, fique atento à possíveis complicações:

  • Peritonite (inflamação do peritônio);

  • Hemorragia;

  • Aspiração;

  • Infecção da Ostomia;

  • Fístula Gastrocólica.

Cuidados com Sonda da Gastrostomia, que servem também para Jejunostomia (que será postado em breve):
A sonda é presa à parede do abdômen, mas é útil fixá-la com fita adesiva hipoalergênica ou esparadrapo para evitar trações e deslocamentos acidentais. Seguir as orientações do enfermeiro quanto ao curativo. Em caso de deslocamento, vazamento ao redor da sonda, dor no momento da administração da dieta, interromper a infusão e procurar o seu médico ou equipe que o acompanha.

Os cuidados para evitar a obstrução são os mesmos que para a sonda nasoenteral:  Por ser muito fina, a sonda pode entupir-se facilmente, impossibilitando a administração da dieta enteral. Para evitar este problema:
- injetar, com uma seringa, 40 ml de água filtrada, fervida e fria na sonda, antes e após a administração da dieta ou de medicamento;
- observar os cuidados com a administração de medicamentos: Se o médico prescreveu medicamentos a serem administrados pela sonda, proceder da seguinte maneira:
• medicamentos líquidos: aspirar o volume prescrito com a seringa e injetar pela sonda;
• comprimidos e drágeas: amassar e dissolver em água, misturando bem; aspirar com a seringa e injetar pela sonda.
Administrar os medicamentos um a um. Injetar água após cada medicação, para evitar que se misturem na sonda, podendo entupir a mesma. Existem medicamentos que não devem ser administrados pela sonda; verificar com médico responsável pela prescrição.
- em caso de obstrução, injetar lentamente 20 ml de água filtrada, fervida e morna ou refrigerante tipo cola. Atenção: a sonda pode se romper caso a pressão para injetar a água for muito forte .

Obrigada e não esqueçam de comentarrr!!!

100 comentários:

  1. gostaria de saber qual o periodo para trocar a sonda, isto é, tem uma data de validade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai muito s criterio medico,no paciente que eu cuido a cada 3meses.

      Excluir
    2. a troca é de acordo com a necessidade, existe no rótulo de algumas sondas o tempo de vida útil desta sonda, não devendo ultrapassar 12 meses, porém devido a infusão da dieta e medicamentos é difícil uma sonda ultrapassar seis meses de uso com um bom aspecto.

      Excluir
    3. a troca é de acordo com a necessidade, existe no rótulo de algumas sondas o tempo de vida útil desta sonda, não devendo ultrapassar 12 meses, porém devido a infusão da dieta e medicamentos é difícil uma sonda ultrapassar seis meses de uso com um bom aspecto.

      Excluir
    4. como saber que a sonda saiu do estomago do paciente

      Excluir
    5. Varia de acordo com a orientação do médico/enfermeiro
      Mas prazo máximo é 6 meses

      Excluir
    6. Boa tarde!
      Meu pai tem uma hérnia umbilical que expulsa a sonda a cada 2 meses....

      Excluir
  2. nossa!!!!!!!!!!!
    informaçoes valiosas.....
    sou tecnica e nunca cuidei de um paciente com
    gastrostomia.muito obrigado
    confesso que estava um pouco insegura

    ResponderExcluir
  3. Minha avó, com 94 anos está acamada há 1 ano, é gastrostomizada e atualmente usamos sonda de foley n 22 ou 24 para manutenção da alimentação. O médico pediu um "look peg n24", mas não acho para comprar. Como procuro? Se puderem me ajudar, agradeço. Meu e-mail regurgel@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. MEU FILHO FEZ GASTROSTOMIA.
    NOSSA PRA MIM É IMPORTATÍSSIMO SABER INFORMAÇÓES COM DETALHES... SOBRE OS CUIDADOS,O TEMPO DE TROCA E PRINCIPALMENTE SOBRE:
    Infecção da Ostomia; Fístula Gastrocólica;
    DESLOCAMENTO ...ENFIM TUDO QUE DIGA RESPEITO A ISTO.
    POR FAVOR SOU UMA MÃE QUE PRECISA SABER....
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Já se passaram quase três(3)anos desde que meu filho querido Gideão MPS 2, Fez Gastrostomia, inclusive tenho no meu BLOG um tema sobre este assunto.... Hoje, Eu louvo a Deus por tudo que pude aprender atravéz de redes de pesquisas, Pois foi assim que dominei essa área, pois até 2010 que foi quando ele fez a Gastro, Eu não sabia de nada, meu Deus... rsrs . Visitem meu Blog .
      Grande Abraço

      http://tudoqueseprecisasabersobremps.blogspot.com.br/2010/11/gastrostomia.html#links

      Excluir
  5. Maravilhoso!!!!!!
    Sou recém formada, estou fazendo um treinamento em UTI,e estou tendo que estudar muito,cada dia pra mim é uma novidade.
    parabéns,e obrigada
    Enf.Tatiana

    ResponderExcluir
  6. AMEI TODAS AS DICAS , SÃO VALIOSISIMAS , TENHO UM PLANTÃO PARA FAZER COM UM PACIENTE GASTROSTOMIZADO E NÃO SABIA QUASE NADA , OBRIGADA...

    ResponderExcluir
  7. Eliane Técnica de Enfermagem
    Muito obrigado pela ajuda bjsss

    ResponderExcluir
  8. Olá louvor e adoração, a troca da sonda de gastrostomia fica a critério médico, porém o enfermeiro deverá avalia-la sempre, principalmente sinais flogisticos e infecciosos...

    ResponderExcluir
  9. Renata te enviei um e-mail com a resposta. Obrigada por utilizar este blog para a procura de informações, trarei mais!!!
    Agora MPS Sangi, postarei mais sobre o assunto, qualquer coisa me envia um e-mail dos assuntos que quer! Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá, preciso de ajuda, não consigo encontrar os cuidados de enfermagem para: enterocolite, erisipela, póplipo intestinal e varizes esofagicas.
    E preciso saber oque é, sinais e sintomas, tratamento e cuidados de enfermagem de glaucoma.
    Se vc puder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Os cuidados estavam até bom,
    mas quando chegou na "cola", fudeu tudo!
    Refrigerante e ainda porcaria.
    Vamos ver qual enfermeiro ou médico que vai prescrever isso?

    ResponderExcluir
  12. Adorei, tô fazendo um trabalho sobre gastrostomia e me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tenho um parente com uma sonda colocada no estômago por onde está ele sendo alimentado. Gostaria de saber se é necessário a troca dessa sonda, e qual é o tempo estimado. Fico no aguardo de respostas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Muito uteis, suas explicações, meu tio de 67 anos, vai fazer gastrostomia, e eu precisava saber como cuidar. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soube por um enfermeiro que dimeticona desobstrui sondas. A sonda de minha mãe ja está completando 12 meses mas está bem aparentemente.

      Excluir
    2. Soube por um enfermeiro que dimeticona desobstrui sondas. A sonda de minha mãe ja está completando 12 meses mas está bem aparentemente.

      Excluir
  15. amei as dicas dos cuidados com gtt sou tec em enfe: de home- care e antendo vários paciente que fazem uso desse procedimento.

    ResponderExcluir
  16. Maira..
    òla td bem? meu avó tem 76 anos é diabético hipertenso e portador de cancêr no estomago! já faz 1 ano, há 2 meses ele paro de alimentar e o médico responsavél optou por uma gastrostomia, eu sou formada no curso técnico de enfermagem e faço estagio voluntario.. Vou acompanhar meu avó em casa, gostaria que vc esclaresse algumas coisa em respeito os cuidados que vou ter com ele..
    Muito Obrigada! email >. maira-santos21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Veronica Golzio.
    Ola. meu pai tem 89 anos e fez a gastrotomia, gostaria de saber se nos primeiros dias fica sangrando se e normal,pois sou técnica de enfermagem mais nunca cuidei de pacientes com sonda.Gostaria que enviasse dicas no cuidado desse procedimento.Obrigada .email vrgólzio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de sabe quando o bottom se solta da pele qual condulta a toma.obg.clemilda

    ResponderExcluir
  19. A troca da sonda de gastrostomia vai variar muito dos cuidados de quem está cuidando do acamado trabalho somente com este tipo de procedimento, esta sonda é feita para durar de 6 a 8 meses, se for bem limpa após ser ministrada qualquer tipo de alimento ao paciente, outra coisa quando o botton se soltar temos primeiro que avaliar se o canal entupiu, se houver um entupimento do canal terá que ser realizada uma nova gastrostomia, e não uma troca de sonda, na realidade o sangramento é normal nos primeiros dias sim, existem pacientes, que tem as extremidades da pele bem grossas, e por isso, no momento da perfuração sangram demais, e continuam sangrando por alguns dias, alguns por terem problemas de diabetes, em menos facilidade, ou nenhuma de sarar a ferida, por isso, o local fica sangrando, mas é normal sim, outra coisa é sempre muito bom ter em casa seriga de 60ml para sempre jorrar aguá dentro da sondinha para nunca ficar com restos de comida, e entopir.

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada por disponiblizar tais informaçoes, sou tecnica de enfermagem e tenho pouco conhecimento sobre este assunto...mas vc me ajudou muitissimo. Muito obrigada e parabens por doar conhecimento!!!
    Abração
    Mimi

    ResponderExcluir
  21. ESTOU AGRADECENDO PELAS INFORMAÇÕES E GOSTARIA DE PARTICIPAR DO SEU BLOGS.
    Bom dia !
    Deus abençõe, fq na paz abçs. Gilselia Ferraz

    ResponderExcluir
  22. Trabalho na enfermagem discordo em uma coisa , usar coca cola em caso de entupimento da sonda , isso nao é recomendavel

    ResponderExcluir
  23. Adorei o Seu Resumo!! É de muita importância, me ajudou bastante!!! Parabéns1

    ResponderExcluir
  24. Adorei essa "aula", minha avó colocou esse tipo de sonda, e mesmo com as instrucões do médico não sabiamos como agir diante o fato. Então entrei no google e vi esse documentário, nos ajudou muito!!! Parabéns *-*

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigada, informações valiozissimas!!! trabalho na area e sempre preciso tirar uma duvida ou relembrar! obrigada!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Meu filho usa a sonda de silicone, mas esses ultimos meses ta dificil de encontrar, era sempre o hospital que fornecia, porem agora tenho que comprar e não consigo , alguem poderia me ajudar? obrigado.

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito das informacoes dadas muito obrigada

    ResponderExcluir
  28. Muito Bacana, amei ler a respeito deste assunto muito discutido entre familiares que têm pacientes acamados que necessitam de atendimento domiciliar. Principalmente quando ocorre o AVC Isquemico ou Hemorragico e o paciente necessite de um dieta infundida via enteral. Parabéns pelas postagens!

    ResponderExcluir
  29. Olá,sou Aux.Emf.estou iniciando em home care pediátrica as vezes sinto dificuldades nas termilogias atuais em:sist.gástrico e resporatório,podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  30. OLÁ! TRABALHO EM HOME CARRE E IREI CUIDAR DE UM PACIENTE COM GTT, VC ME MANDA POR FAVOR OS CUIDADOS QUE TEREI DE TER COM ELE? POIS NUNCA FIZ ISTO. OBG!
    nuliaccb@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. amada espero mesmo que me responda rsrs, meu pai fez gastrostomia e de vez em qndo ela entra quase que toda pra dentro do abdomem, me dando a impressão que a força que a puxa pra dentro é tanta qnto a minha que a puxa pra fora...o que devo fazer qndo isso acontece? na minha cidade o auxilio a pessoas assim é péssimo...estou preocupada e aguardando sua resposta ok...crisbeoni@globo.com

    ResponderExcluir
  32. OLÁ! TRABALHO EM HOME CARRE E IREI CUIDAR DE UM PACIENTE COM GTT, VC ME MANDA POR FAVOR OS CUIDADOS QUE TEREI DE TER COM ELE? POIS NUNCA FIZ ISTO. OBG! ENMEIRA10@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  33. estou estudando enfermagem e me ajudou muito
    obrigado

    ResponderExcluir
  34. Sou cuidadora, e a pessoa de quem cuido esta internada e parece que ela não poderá mais se alimentar normalmente e os médicos sugerem fazer gastrostomia-sonda gástrica externa.E recorrendo ao Google, me deparei com esta explicação que para mim foi de grande valia.Deixo meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito da explicação! Por mais que estudamos sempre temos dúvidas e eu estava com uma dúvida nos cuidados e administração da alimentação e lavagem da sonda. Deixei até de fazer um plantão por causa da dúvida, mas agora foi resolvido.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Donato:sou cuidador de idosos gostaria de saber os maires cuidado,com paciente com sonda gtt

    ResponderExcluir
  37. minha mãe foi esta com sonda gástrica desde quando veio pra casa notei que fica saindo uma secreção ao redor da sonda , a mulher que toma conta dela falou que é normal , sair essa secreção , queria saber detalhes fiquei preocupado meu e-mail é lpereirarocha@hotmail.com obs ja tem dois meses

    ResponderExcluir
  38. OLA FOI MUITO VALIOSO SUA INFORMAÇÃO,MAS GOSTARIA DE SABER SE O FRASCO SENDO LIMPO ESTE PODE SER REUTILIZADO POR QUANTO TEMPO? MEU EMAIL VOLNIM@HOTMAIL.COM

    TECNICO EM ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  39. Obrigado pela informação muito grato

    ResponderExcluir
  40. Oi, bom dia!
    a minha avó tem cancêr no estomago, ela colocou uma sonda gastrica fez Gastrostomia e a sonda entrou para dentro do estomago
    como devo proceder? puxar um pouco para fora ou ir diretamento para o medico?

    ResponderExcluir
  41. qual anestia qe ele toma para colocar a sonda?

    ResponderExcluir
  42. Estou acabando o curso de cuidadora de idosos. Aprendi no curso como adm. a dieta e os cuidados. Mas, nada melhor do q se aperfeiçoar ainda mais. Adorei as orientações.
    Fátima - RJ.

    ResponderExcluir
  43. Adorei as dicas, meu pai se alimenta pela GTT, não sabia que a água tinha que ser dada assim que acabasse de injetar a comida, eu dava alguns minutos após, com medo de estar injetando muita coisa, comecei essa semana a dar água logo que acabo de injetar qq coisa. Se possível gostaria que me mandassem explicações para o meu e-mail (ecoelhoalmeida@gmail.com). Obrigada. Emília Almeida

    ResponderExcluir
  44. gostaria de saber se posso utilizar o mesmo equipo por qtas vezes e qual o procedimento p/ reutilizá-lo?

    ResponderExcluir
  45. adorei as explicações, aprendi bastante, pois sou técnica de enfermagem, mas nunca fiz procedimentos em dietas por gastrostomia, valeu a dica..

    ResponderExcluir
  46. ola bom dia..meu filho operou de atresia de esofago e ja retirou a gastrostomia, mas o buraquinho esta demorando pra fechar vc pode me dá alguma dica!! obrigada

    ResponderExcluir
  47. Olá, minha mãe esta para colocar sonda gastrostomia e estou curioso sera que a pessoa que usa essa sonda sente dor no local?,porque tem que passar medicamento e alimentação,no encostar sera que não dói?gostaria de receber mais orientação.(edmaralves315@gmail.com)obrigado.

    ResponderExcluir
  48. Bom dia, eu gostaria de saber quanto tempo depois de feita a gastrostomia o paciente pode ter alta hospitalar ... minha mae está com a gastro agendada para daqui a 10 dias

    ResponderExcluir
  49. ola bom dia..meu filho operou de atresia de esofago e ja retirou o "botton" mas o furinho da gastrostomia esta demorando pra fechar vc pode me dá alguma dica!!por fv estou aflita, ta vazando muito liquido do estomago ja tem 5 meses que ele retirou a sonda e a medica achou que iria fechar sozinho pq é o normal..porem nao ta fechando, eu nao queria q ele se submetesse ao centro cirurgico novamente para fechar la..por fv tem algum metodo q eu possa usar que ajude a cicatrizar por fora e por dentro..meu email: lizarodrigues_07@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Bon dia estou muito asustado minha filinha feis a gastro onten y sente muita dor llora muito no hospital tomo leite y vaso tudo pra fora..
    Tenho muitas duvidas mais os medicos falan nada estou con medo sobre os cuidados no sei nada. Me ayuda por favor minha filinha tem 6meses email: rigobertho11@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Olá, meu pai tem 86 anos onde a 4 meses atras acabou tendo uma convulção decorrente de epilepcia que o deixou uma semana internado na semi UTI, sua situação acabou se agravando devido ter pego pneumonia Bronco Aspirativa, onde depois de sua alta passou a fazer uso de sonda para dieta alimentar e o fornecimento dos medicamentos onde após transtornos com entupimento da sonda e dificuldade de colocar nova, sua médica esta sugerindo de se colocar a sonda via gastrostomia, onde após esplicação fiquei até motivado perante melhorias para meu pai, só que após informações com familiares fiquei sabendo de muita gente que acabou fazendo este sistema mas em vez de melhorar piorou a situação, levando alguns inclusive a obito devido infecção. Gostararia de saber dos riscos do sistema gastrostomia ser feito numa pessoa idosa bem vulneravel e se para esta cirurgia a anestesia geral chega ser aplicada onde fui orientado que ela num paciente idoso pode levar a óbito.

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde! Poderia por favor me tirar umas dúvidas? Uma colega infundiu álcool no lugar de água na GTT do paciente, nesse caso qual seria a conduta e quais consequências do erro dela?
    Poderia por favor me enviar um email, muito grata.

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde! Poderia por favor me tirar umas dúvidas? Uma colega infundiu álcool no lugar de água na GTT do paciente, nesse caso qual seria a conduta e quais consequências do erro dela?
    Poderia por favor me enviar um email, muito grata.

    ResponderExcluir
  54. Ola boa noite!!! minha vó fez gastrostomia faz 4 dias começou sair uma secreção perto ponto de baixo da sonda , a secreção vem com um pouquinho de sangue não e muito mais eu fico preocupada por que nunca lidei com esse tipo de situação.
    A senhora pode mim responder por aqui mesmo tirar algumas duvidas minhas agradeço...

    ResponderExcluir
  55. Ola boa noite!!! minha vó fez gastrostomia faz 4 dias começou sair uma secreção perto ponto de baixo da sonda , a secreção vem com um pouquinho de sangue não e muito mais eu fico preocupada por que nunca lidei com esse tipo de situação.
    A senhora pode mim responder por aqui mesmo tirar algumas duvidas minhas agradeço...

    ResponderExcluir
  56. Senhora enfermeira pelo amor de DEUS MIM TIRE UMA DUVIDA OS PONTOS AO REDOR DO ORIFICIO DA SONDA CAI COM ALGUNS DIAS TA COM 12 DIAS QUE MINHA VÓ FEZ TA PONTEADO POR FORA SEGURANDO O ORIFICIO . EU ESTOU SEM SABER PERDIDA JESUS MIM AJUDE PELO AMOR DE DEUS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maira, do meu cunhado caiu e ja tem mais de 10 meses e ficou assim mesmo.

      Excluir
  57. Senhora enfermeira pelo amor de DEUS MIM TIRE UMA DUVIDA OS PONTOS AO REDOR DO ORIFICIO DA SONDA CAI COM ALGUNS DIAS TA COM 12 DIAS QUE MINHA VÓ FEZ TA PONTEADO POR FORA SEGURANDO O ORIFICIO . EU ESTOU SEM SABER PERDIDA JESUS MIM AJUDE PELO AMOR DE DEUS...

    ResponderExcluir
  58. Ola...bom dia.... Me nha mae esta internada desde sábado dia 07/12/15 por causa da sonda... Ela estava sentindo dores mas o medico falou q tava tudo bem e com força apertou a sonda que no sábado estufou para fora... Esperamos ate quarta feira para trocar. Na quarta um medico chegou trocou a sonda mas injetou tanto liquido na bexiga que fica dentro que estorou começou ate hemorragia e dores.... Ficou assim ate outra medica chegar depois de um dia. Ate agora so ta saindo sangue pisado e em vez em quando sangue vivo... Agora veja a irresponsabilidade desses médicos... A pessoa em fase de recuperação de quimio e radioterapia ,por irresponsabilidade deixar com que aconteça isso... Ja estou por conta.... E esses dias ela não esta se alimentando e sò esta perdendo peso... Ja que é pra está brincando com a vida das pessoas não precisa nem fazer faculdade...

    ResponderExcluir
  59. Quando a sonda fica folgada oq devo fazer

    ResponderExcluir
  60. Adorei as dicas Amada,Sou Técnica de Enfermagem e nunca trabalhei e vou começar cuidar de um paciente com gastrostomia... Pode me mandar os cuidados com o paciente também com traqueostomia, que é o caso do meu primeiro paciente por favor? Grata! Ruteestercouto@outlook.com

    ResponderExcluir
  61. Adorei as dicas Amada,Sou Técnica de Enfermagem e nunca trabalhei e vou começar cuidar de um paciente com gastrostomia... Pode me mandar os cuidados com o paciente também com traqueostomia, que é o caso do meu primeiro paciente por favor? Grata! Ruteestercouto@outlook.com

    ResponderExcluir
  62. O paciente pos gastrostomia, pode receber alimentação via oral. Também??????

    ResponderExcluir
  63. obrigado,estou me formando e sem duvida,suas informaçoes sao valiosissimas para mim,q estou tao insegura!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  64. obrigado,estou me formando e sem duvida,suas informaçoes sao valiosissimas para mim,q estou tao insegura!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  65. Bom dia!
    Minha irmã,á onze anos faz uso da gastrostomia,ela tem um problema neurológico e é acamada.
    Ela não pode ingerir nada oralmente, porque aspira para o pulmão( provoca a pneumonia aspirativa).
    Ela está sob os meus cuidados á cinquenta anos,ela está com 64 anos.
    As informações sempre são muito úteis,á cada dia aprendemos mais um pouco.
    Agradeço a postagem desta matéria, é excelente!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  66. Bom dia!
    Minha irmã,á onze anos faz uso da gastrostomia,ela tem um problema neurológico e é acamada.
    Ela não pode ingerir nada oralmente, porque aspira para o pulmão( provoca a pneumonia aspirativa).
    Ela está sob os meus cuidados á cinquenta anos,ela está com 64 anos.
    As informações sempre são muito úteis,á cada dia aprendemos mais um pouco.
    Agradeço a postagem desta matéria, é excelente!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  67. A gtt do meu marido também está saindo uma secresao esverdeada mas não esta inflando tem 10 duas q colocou e normal?

    ResponderExcluir
  68. A gtt do meu marido também está saindo uma secresao esverdeada mas não esta inflando tem 10 duas q colocou e normal?

    ResponderExcluir
  69. Ola foi muito valioso as informações. Sou Téc de Enf. e cuido de minha mae que está gastrostomizada.Obrigado.

    ResponderExcluir
  70. Bom dia!
    Moro em Fortaleza. O marido da minha irmã tem demência e por não conseguir deglutir, precisou de uma gtt. O problema agora, que ele vai para casa, é como faremos para proteger a sonda para que ele não mexa. Enquanto esteve no hospital usando a sonda nasogástrica, ele a puxou por 2 vezes e teve que usar faixas de contenção à cama.
    Por favor, poderia nos ajudar informando se há alguma forma de evitar que ele mexa na sonda da gtt?
    Cordialmente,
    Regina

    ResponderExcluir
  71. Bom dia , gostaria de saber o que fazer se o balão de uma sonda gastrostomia venha a se romper e a sonda sair ... O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  72. Se poderem responder por email pode responder neste aqui ... mjmrocha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. Se poderem responder por email pode responder neste aqui ... mjmrocha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. Olá, então sou técnica de enfermagem e cuido de uma paciente de 90 anos e ela faz o uso da GTT,essa semana fizemos a troca da GTT mas depois disso no orifio da sonda, sai muito catarro mesmo, a secreção é transparente e a gente não sabe mas oq fazer?

    ResponderExcluir
  75. Oi queria saber se demora muito tempo um bebê que perdeu os movimentos da boca pra um dia volta a engolir que nem pessoa normal

    ResponderExcluir
  76. Eu queria saber o motivo que causa a gastronomia...?

    ResponderExcluir
  77. Eu queria saber o motivo que causa a gastronomia...?

    ResponderExcluir
  78. Thayana, não sou enfermeira, mas cuido da minha mãe, ha oito anos ela fez a gastrotomia, (cirurgia para colocar a sonda direta no estomago) não causa problema nenhum, é mais confortável para a paciente, visto que ela não se alimentava mais via oral. Você precisa ter o cuidado de manter a assepsia ( limpar o orifício) diariamente para não infeccionar. Eu limpo com soro fisiológico e trocando o curativo diariamente. Faço isso como disse há oito anos.
    O motivo que causa a gastrotomia, é que a pessoa não sonegue mais se alimentar via oral. Não engole nem água. Cuidado, a gastrotomia é irreversível.(após a cirurgia (sonda direta no estomago) não DEVE colocar nunca mais nem água via oral.) se eu ajudei fico feliz. Minha mãe não tem nenhuma escara.

    ResponderExcluir
  79. favor alterar meu email guima.guiomar@outlook.com.br

    ResponderExcluir
  80. Qdo o líquido adm pela gtt em boton volta pode ser dado um jato de ar com a seringa p que seja evitado a medicação ou alimentação?

    ResponderExcluir
  81. Olá muito obrigada pela as especificações, o meu pai usa a 20 dias e tem um vermelhidão ao redor do orifício e ao limpar dói muito, o que pode ser feito neste caso?
    Meu e-mail anandre5@hotmail.com
    Me responda por favor!
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  82. Gostaria de saber oq fazer para o orifício do estômago da minha. Neta fechar faz quatro meses e nada ela tem quatro anos

    ResponderExcluir
  83. A familiar do paciente que cuido gostaria de saber se pode ser administrada agua mineral na sonda de Gastrostomia para hidratar o pcte, pois a água fervida perde suas propriedades. Oque vcs me dizem a respeito?

    ResponderExcluir
  84. A familiar do paciente que cuido gostaria de saber se posso administrar agua mineral para hidratação do paciente via sonda de Gastrostomia ao invés da agua fervida? Segundo ela, a água fervida perde suas propriedades. Oque vcs me dizem?

    ResponderExcluir
  85. oi é normal os pontos cairem ou tenho que ir ao hospital

    ResponderExcluir